- Insistência em manter o motor de partida funcionando quando o motor não pega.
- Acionamento do motor de arranque quando o motor já está funcionando.
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É comum, também, que o motorista venha a acionar acidentalmente o motor de arranque quando o motor já está funcionando. Isto acaba forçando o motor de partida a girar em altíssimas rotações, podendo danificar componentes como rolamentos, ou pancadas fortes na sua carcaça, causando mal contato dos componentes.
Sintomas
Alguns sintomas podem ser identificados pelo motorista, antes de trazer o carro ao Auto Elétrico 101 para a reparação:
- Se você ouvir muitos estalos rápidos durante a partida, indica que o impulsor (também conhecido como “Eixo-Bendix”) está desgastado.
- Se você ouvir um zunido forte, indica que o motor de partida esta girando solto, sem engatar no volante do motor. Possivelmente, a chave magnética não está acionando o pinhão.
- Se ao acionar a chave e nenhum ruído acontecer, indica problemas na bateria ou nas escovas.
Estes são os sintomas mais comuns de defeitos envolvendo o motor de arranque. A remoção do motor de arranque deve ser feita pelo seu mecânico, pois não é tão simples assim. Em alguns modelos de carros, como o Fiat Tempra, é necessário remover a suspensão dianteira antes de retirar o motor de partida, que é fixado na parte externa do motor, onde ficará em contato com o volante do motor ao ser acionado.
Testando o motor de arranque.
Antes de condenar o motor de partida, o Auto Elétrico 101 vai verificar alguns pontos importantes como:
Antes de condenar o motor de partida, o Auto Elétrico 101 vai verificar alguns pontos importantes como:
- Bateria: verificar a tensão, limpeza dos terminais, cabos e algum possível mal contato.
- Acionamento do Pinhão: ao acionar a chave magnética deverá ser escutado um estalo, indicando que o pinhão foi acionado corretamente.
- Fios: verificar se o isolamento dos fios (geralmente em verniz) não tem falhas, podendo causar algum curto-circuito.
- Relés e fusíveis da caixa de fusíveis.
- Escovas: o desgaste natural das escovas que acionam o induzido podem impedir que o motor de partida funcione.
- Pinhão: se os dentes do pinhão estiverem desgastados é possível que os dentes do volante também podem estar, causando um ruído característico. Conforme o estrago, ambos precisarão ser substituídos.
Caso tenha que substituir algum componente, verifique com seu mecânico a viabilidade de trocar todo o motor de arranque. Alguns fabricantes, como a Bosch, fornecem o motor de partida remanufaturado pela própria fábrica, com garantia. Como é um componente de baixa manutenção o benefício de trocá-lo integralmente pode valer pena, além de ser um procedimento mais rápido de executar, eliminado a possibilidade de falhas na troca de algum dos componentes internos.
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